Educação e amor na primeira infância


Brincar

11/07/2010 13:55

Brincar

 

 

“Embora a brincadeira seja uma atividade livre e espontânea, ela não é natural, mas uma criação da cultura” (Nova escola edição 11,2008 educação infantil-creche pág.50).

 

            A brincadeira para os pensadores Piaget, Wallon e Vygotsky é uma ferramenta essencial na vida e no desenvolvimento da criança, no quadro acima é apontado as brincadeiras correspondente a cada grupo ou faixa etária, é notável que cada grupo segue a continuação da anterior, tipo uma seqüência que possibilita o aprimoramento do desenvolvimento de acordo com os estímulos e a idade de cada um.

            Quando falamos em estimulo ao ato de brincar é importante voltar ao inicio deste capitulo em que o brincar e a cultura estão entrelaçados, pois a brincadeira é uma criação da cultura, tradições que são passadas, modificadas através de seus significados e re-significados que cada individuo faz de sua própria sociedade, isto que dizer que o brincar mesmo livre e espontâneo não é natural.

 

 

                                       “Presa à experiência imediata, ela necessita da presença de objetos concretos, seus esquemas de ação são olhar, agarrar, ouvir, lanças com a boca ou sentir com a pele” (Argolo Estil, Denise. Pág 51 revista Nova ,Escola 11/2008).

 

 

 

            Usar a brincadeira no desenvolvimento da criança é utilizar a ferramenta chamada imaginação como fonte que possibilita abrir a porta do mundo da descoberta e da interação social, nas CEI ou creches trabalham com crianças menores como vimos (0 á 3 anos e 11 meses),  neste momento de suas vidas as crianças estão recheadas de novidades que estão ao seu redor, tudo aprende vendo, repetindo o que e característica d período sensório-motor, usar o corpo e os sentidos ( audição, olfato, paladar, tato e a visão) são suas maiores ferramentas de descobertas para seu aprendizado,além de seu próprio corpo que é o objeto concreto e fonte de estimulação.

 

                    Jocely de Paula Lima.

 

—————

Voltar